Dia de Finados na Segunda-feira e Indulgências

CNL-OPN

    Caros fiéis, pedimos perdão pela falha contida em nosso Calendário Litúrgico desse ano, pois, sendo o dia 2 um domingo, por regra o dia de Finados é transferido para a segunda-feira, 3 de novembro.  Em nosso mosteiro as Santas Missas da Comemoração dos Fiéis Defuntos ocorrerá às 6h30 e às 17h.

    Informamos portanto que no próximo domingo, dia 02/11, a liturgia usada será a do 21º Domingo após Pentecostes e nesse dia retornaremos as atividades comum após a Santa Missa das 8h, como as catequeses.

* * *

Sobre as Indulgências

    NO DIA DE FINADOS os fiéis podem ganhar uma indulgência plenária aplicável somente às almas do Purgatório nas seguintes condições: 

1ª Condições ordinárias (vide abaixo) 

2ª Visita a uma igreja (ou oratório público ou semi-público) recitando um Pai Nosso e um Credo. 

    DE 1 A 8 DE NOVEMBRO os fiéis podem ganhar, cada dia, nas condições habituais (vide abaixo) , uma indulgência plenária aplicável às almas do Purgatório visitando um cemitério e rezando, mesmo mentalmente, pelos defuntos. 

¨ ¨ ¨ ¨ ¨ ¨

Condições ordinárias para ganhar indulgencia: 

1ª Cumprimento da obra prescrita 

2ª Condições habituais [são elas: 

— 2.1 Confissão (nos 8 dias antes ou depois)

— 2.2 Comunhão, 

— 2.3 Oração nas intenções do Soberano Pontífice e da Sé Apostólica: um Pai Nosso e uma Ave Maria ou outra oração (no caso presente já falamos ser um Pai Nosso e um Credo),

— 2.4 Desapego de toda afeição a todo pecado mesmo venial (sem isso a indulgencia não será ganha senão parcialmente).

¨ ¨ ¨ ¨ ¨ ¨

Intenções do Soberano Pontífice:

1ª Exaltação da Santa Igreja

2ª A Propagação da Fé

3ª Extirpação das heresias

4ª A conversão dos pecadores

5ª A concórdia entre os príncipes cristãos

6ª Outros bens do povo cristão

*  *  * 

PRÉ-VENDA do Calendário Católico Litúrgico Tradicional de 2026:

https://marianos.com.br/calendario-catolico-liturgico-tradicional-de-parede-de-2026/p 

Programação do dia 01/11

 CNL-OPN


No dia 01/11, sábado, Festa de Todos os Santos, aniversário de 56 anos de fundação da FBMV e de 50 anos dos mosteiro em Candeias, a cerimônia de entronização da imagem de nossa padroeira no nicho do Altar-Mor terá início às 9h e logo será seguida da Santa Missa. Ao término desta será concedido um breve intervalo de 15 minutos e logo após se iniciará a exposição do Santíssimo, seguirá a reza do terço e por fim a Benção.

Durante toda manhã haverá padre atendendo confissões.

Terminada toda solenidade, haverá na área comum do mosteiro a confraternização com o almoço compartilhado para todos.


JESUS+MARIA



Calendário Católico Litúrgico Tradicional de 2026 - PRÉ-VENDA

    Nesta edição de 2026 trazemos para as meditações mensais as simbologias de alguns dos títulos empregados a Nossa Senhora em seu poético Ofício da Imaculada. Esse piedoso exercício de louvor à Puríssima Virgem, tão popular entre os fiéis de outrora, que surgiu como forma de defender o dogma da Imaculada Conceição, é atualmente, infelizmente, desconhecido de muitos católicos e pouco praticado pelos que conhecem. 

    Lembremos ser as blasfêmias contra a sua Imaculada Conceição uma das razões pelas quais Nossa Boa Mãe vem pedir reparação em Fátima. Valhamo-nos, pois, do Ofício também para esse fim.

Link para compra:

Inauguração Pública da Imagem de Nossa Senhora da Fé e Rosário





Alucoção, Benção da imagem e cânticos a N. Sra. da Fé e Rosário Letra do Hino: Aspirações e Súplicas (Próprio da FBMV) CORO: Sem Vós eu não quero ter, Nada, nem quero fazer, Pois, Mãe, sois a via para quem quer Jesus, O Redentor do mundo e, do mundo, luz. I – Mãe cheia de amor Flor de Nosso Senhor Vede a família, que ousa se chamar Do Vosso nome e quer Propriedade ser Da Mãe de Deus p’ra assim se santificar. II – O bom Deus nos chamou. Eis-me, aqui estou, Respondeu logo, ó Mãe cada um de nós. Deixando tudo atrás, Tudo o que o mundo faz Para servi-Lo bem, por meio de Vós. III – Dos bens me despojei, Para viver na grei Desta família da Mãe de Jesus. Fora, toda ambição, Ter livre o coração E só querer o que para o céu conduz. IV – Manter o coração Livre de sedução, O escravo corpo estando no seu lugar. A alma com fervor, Forte no seu labor, Manter-se ao alto, sem nunca se manchar. V – Deixando o saber, Deixando o querer, Da obediência no sublime altar. Para poder subir, Para poder fruir Da humildade o dom de sabor sem par. VI – E expulsando, assim, Tudo o que é ruim Pode a Estabilidade afinal crescer, No modo de pensar. No agir e no falar De todos os irmãos da F.B.M.V. Ao final a saudação oficial dos mongens marianos cantada: Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis.



 

Atualização Sobre a Imagem da Campanha

 CNL-OPN

    Caros fiéis, com sentimento de muita alegria e gratidão aos céus e aos senhores, noticiamos a chegada ao nosso mosteiro da tão deseja imagem de nossa padroeira. Ela já se encontra acessível a todos no interior de nossa igreja, pedimos apenas que não a toquem. Faltam-lhe ainda a flâmula, a coroa e o seu rosário, mas já pretendemos fazer a cerimônia da sua benção neste domingo 12/10, dia de Nossa Senhora Aparecida, e a sua entronização no dia 01/11, dia de Todos os Santos que é aniversário da FBMV. Serão 56 anos de fundação da comunidade e 50 anos de seu estabelecimento em Candeias.

    A sua inauguração pelos monges ocorreu de modo muito providencial. Após longa viagem até o Rio Grande do Norte, por disposição de Deus muito protelada, voltamos exultantes com o nosso tesouro, porém sem poder celebrar, pois nosso superior, que já andava convalescente de uma fratura no ombro, estava agora internado para cuidar duma gripe. Ela aqui sem podermos olhar, ele lá sem poder voltar. 

    Chegara então o dia propício do Sacratíssimo Rosário, 7/10, mas já no cair da noite sua bela imagem continuava empacotada. Entretanto, Nossa Senhora que não podia passar o dia sem ser festivamente louvada, tratou de reunir toda a Família dando alta ao Pe. Jahir e, tão logo chegara em casa o pai da terra, fomos saudar nossa mãezinha do céu entre cânticos e orações, com emoção e simplicidade, o dia se completou antes mesmo do seu fim. Bendito seja Deus, bendita seja a Senhora da Fé e Rosário.