Comentários Eleison: Políticos sacrílegos

 
Por Dom Williamson

Número DCCLI (751) 4 de Dezembro de 2021


POLÍTICOS SACRILÉGOS


    O que Deus condena, os políticos não podem aprovar.

    A Lei Eterna nem mesmo eles se podem mexer.

    Na Assembleia Geral de Outono da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) 2021, realizada em Baltimore, de 15 a 18 de Novembro, deviam considerar a aplicação do cânone 915 do (1983) Código de Direito Canónico que diz: "Aqueles que foram excomungados ou interditos após a imposição ou declaração da pena, e outros obstinadamente perseverantes em manifesto pecado grave, não devem ser admitidos à Sagrada Comunhão". Antes da Assembleia Episcopal, o Cardeal americano Raymond Burke fez uma Declaração, cujos pontos principais são resumidos aqui abaixo;

    "Os Bispos abordarão a situação a longo prazo e gravemente escandalosa dos políticos católicos que persistem em apoiar e fazer avançar políticas como o aborto em violação grave dos preceitos mais fundamentais da lei moral, ao mesmo tempo que afirmam ser católicos devotos, especialmente ao apresentarem-se para receber a Sagrada Comunhão. Esta é uma questão crítica - uma questão de vida e morte para os nascituros, e de salvação eterna para os políticos católicos envolvidos.

    Diz-se frequentemente que o que é necessário é mais "diálogo" com os políticos e legisladores católicos em questão. Contudo, o ensino do direito natural, que é necessariamente também o ensino da Igreja, está fora de discussão. A prática do aborto é uma violação muito grave do primeiro preceito da lei natural, que salvaguarda a inviolabilidade da vida humana inocente e indefesa. Não há nada sobre o qual se possa dialogar. O tema do diálogo deve ser a melhor forma de prevenir um tal mal na sociedade. Tal prevenção nunca poderá envolver a promoção efectiva do mal.

    As acções pastorais tomadas contra os políticos não têm nada a ver com "interferência na política". Ela é dirigida à salvaguarda da santidade da Santa Eucaristia e à salvação das almas dos políticos católicos em questão e à prevenção do grave escândalo causado por eles. Eles não só estão pecando gravemente contra o Quinto Mandamento como também estão a cometer sacrilégio ao receberem indignamente a Sagrada Comunhão.

    O grave escândalo causado por esses políticos católicos contribuiu de forma significativa para a consolidação de uma cultura de morte nos Estados Unidos, onde o aborto procurado é simplesmente um facto da vida quotidiana. O testemunho da Igreja Católica sobre a beleza e bondade da vida humana, desde o seu primeiro momento de existência, e a verdade da sua inviolabilidade, tem sido gravemente comprometido. A USCCB já tinha discutido a questão em Junho de 2004. Alguns dos Bispos mais influentes desejavam evitar qualquer intervenção com políticos católicos que, de acordo com a disciplina do cânon 915, não deveriam ser admitidos a receber a Sagrada Comunhão. O assunto foi remetido para uma Task Force sobre Bispos Católicos e Políticos Católicos sob a presidência do então Cardeal Theodore McCarrick. Com o tempo, a Task Force foi esquecida, e a questão crítica ficou sem ser resolvida pela Conferência dos Bispos.

    Enquanto a verdadeira Igreja de Cristo se opõe totalmente ao ataque à vida humana inocente e indefesa, a Igreja Católica nos Estados Unidos parece aceitar a prática odiosa, de acordo com uma visão totalmente secularizada da vida humana e da sexualidade. Rezem pela Igreja nos Estados Unidos e em todas as nações, para que seja intransigente na aplicação do cânon 915 e que defenda a santidade da Sagrada Eucaristia, e salvaguarde as almas dos políticos católicos, porque se eles apoiam o aborto e ainda se apresentam para receber a Sagrada Comunhão, então cometem sacrilégio e um grave escândalo".

    Políticos Católicos e Não-Admitantes à Sagrada Comunhão

     Kyrie eleison