Homilia da festa do Santíssimo Nome de Jesus


 

Intróito/Fil. 2, 10-11. Salmos 8, 2.

Que em nome de Jesus todos os joelhos se dobrem no céu, na terra e no inferno; e que toda língua proclama que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai.Ps8,2Senhor, nosso Mestre, quão maravilhoso é o seu nome em toda a terra.
Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que estabeleceu teu Filho unigênito, Salvador da humanidade, e ordenou que se chamasse Jesus, em tua misericórdia, vamos desfrutar no céu a vista daquele cujo santo nome reverenciamos na terra.

Leitura da Epístola

Atos dos Apóstolos 4,8-12
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: Chefes do povo e anciãos, ouvi-me: se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado, 10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que esse homem se acha são, em pé, diante de vós. 11 Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. 12 Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos. 

Gradual/ Salmos 105, 47. 
Salva-nos, Senhor nosso Deus, e ajunta-nos de entre as nações, para que louvemos o teu santo nome e te coloquemos a nossa glória.
V /. Isai. 63, 16. És tu, Senhor, que és nosso pai e nosso libertador, tu cujo nome é eterno.

Aleluia, aleluia/V/Salmos 144, 21.
V /. Minha boca proclamará o louvor do Senhor, e toda carne abençoará seu santo nome. Aleluia. Aleluia. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,21
21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.
 
Credo

Ofertório/ Salmos 85, 12 e 5.
 V /. Eu te louvarei, Senhor meu Deus, de todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois tu és, Senhor, doce e meigo, e cheio de misericórdia para com todos os que te invocam, aleluia.

Secreta
Suplicamos-te, misericordioso Deus, que a tua bênção, de onde cada criatura tira a sua existência, santifique este sacrifício que é nosso e que te oferecemos para glorificar o nome do teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo; para que agrade a Vossa Majestade como um louvor digno e que nos seja proveitoso para a salvação.Por Nosso Senhor Jesus Cristo

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/ Salmos 85, 9-10.
Todas as nações que você criou virão e se prostrarão diante de você, Senhor, e darão glória ao seu nome; pois você é grande e faz maravilhas; só você é Deus, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Deus Todo-Poderoso e Eterno, que nos criou e redimiu, seja propício aos nossos desejos; e dignai-vos a aceitar com rosto manso e benevolente o sacrifício da hóstia salutar que oferecemos a Vossa Majestade em honra do nome de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo; para que a vossa graça seja derramada em nossas almas, para que nos regozijemos de que nossos nomes foram escritos no céu sob o título de predestinação eterna, sob o glorioso nome de Jesus.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

Texto e imagem: Escravas de Maria