Homilia do 1º Domingo da Paixão

Intróito/ Ps. 42, 1-2.

Quando eu tiver sido santificado em você, eu os reunirei de todos os países; e aspergirei água pura sobre vós, e sereis purificados de toda a vossa imundícia; e eu lhe darei um novo espírito.Ps. ibid., 3. Envie sua luz e sua verdade; eles me guiarão e me levarão ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.V/. Glória Patri.


Coleta
Nós te pedimos, Deus Todo-Poderoso, olhe para seus filhos em sua misericórdia; concede-lhes a tua graça para que sejam governados em seus corpos, e cuida deles para que sejam mantidos em suas almas.

Leitura da Epístola de São Paulo aos   


Hebreus 9,11-15
11 Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), 12 sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna. 13 Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo? 15 Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida.

Gradual/ Sal. 142, 9 e 10.
Livra-me dos meus inimigos, Senhor; ensina-me a fazer a tua vontade.
V /Sal. 17, 48-49.Tu me livras dos meus inimigos furiosos, Senhor; e tu me elevarás acima dos que se levantam contra mim; você me arrebatará das mãos do homem iníquo.

Tratados/ Sal. 128, 1-4.
Eles me atacaram muitas vezes desde a minha juventude.
V/. Deixe Israel dizer isso agora, eles me atacaram muitas vezes desde a minha juventude.
V/.Mas eles não prevaleceram contra mim; pecadores trabalharam nas minhas costas.
V/.Fizeram-me sentir durante muito tempo a sua injustiça: o Senhor é justo, cortará a cabeça dos pecadores.

Sequência do Santo Evangelho 

São João 8,46-59
46 Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, por que me não credes? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus. 48 Responderam então os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que estás possesso de um demônio? 49 Respondeu-lhes Jesus: Eu não estou possesso de demônio, mas honro a meu Pai. Vós, porém, me ultrajais! 50 Não busco a minha glória. Há quem a busque e ele fará justiça. 51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte. 52 Disseram-lhe os judeus: Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte... 53 És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu... e os profetas também. Quem pretendes ser? 54 Respondeu Jesus: Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus 55 e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra. 56 Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria. 57 Os judeus lhe disseram: Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!... 58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou. 59 A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo.

Ofertório/  Ps.118, 17 e 107.
Senhor, eu te celebrarei com todo o meu coração. Abençoe seu servo, eu viverei; e guardarei suas palavras. Faz-me viver segundo a tua palavra, Senhor.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, que estes dons nos arranquem das amarras da nossa perversidade e obtenham para nós os efeitos da tua misericórdia. Por Nosso Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio de Cruce; quæ dicitur usque ad Feriam V in Cena Domini inclusive, iuxta Rubricas. Prefácio à Santa Cruz .
 
Comunhão/ 1 Cor. 11, 24 e 25.
Este é o meu corpo que será entregue por vós: o cálice é a nova aliança no meu sangue, diz o Senhor; faça isso em memória de mim, sempre que você tomá-lo.
 
Depois da comunhão.
Assiste-nos, Senhor nosso Deus, e defende com socorro incessante aqueles cuja força elevaste por meio de teus mistérios. Por Nosso Senhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário. 

Texto e imagem: 
Escravas de Maria