Homilia do 5º Domingo depois de Pentecostes



Intróito/ Sal. 26, 7 e 9.

Ouve, Senhor, a minha voz que te clama: sê a minha ajuda, não me abandones e não me desprezes, ó Deus, que operas a minha salvação.

Ps. ibid.,1.O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, Tu preparaste bens invisíveis para aqueles que Te amam: espalha em nossos corações o sentimento de Teu amor; para que, amando-Te em tudo e acima de tudo, possamos um dia obter aqueles bens que nos prometeste e que superam todos os nossos desejos.

Leitura da Epístola dos 


I São Pedro 3, 8-15
8 Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. 9 Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção. 10 Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; 11 aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33,13-17). 13 Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? 14 E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! 
15 Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. 

Gradual. Sal. 83, 10 e 9.GradualProtéctor noster, aspice, Deus e réspice super servos tuos.Ó Deus, nosso protetor, considere e olhe para seus servos.
V/. Dómine, Deus virtútum, exáudi preces servórum tuórum. Senhor, Deus dos exércitos, ouve as orações dos teus servos.
Aleluia, aleluia. Ps. 20, I Aleluia, aleluia.
V/. Dómine, em virtúte tua lætábitur rex: et super salutáre tuum exsultábit veheménter. Aleluia. V/. Senhor, o rei se alegrará com a tua força e se alegrará muito porque tu o salvaste. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 5, 20-24
20 Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 

Ofertório/Pr. 15, 7 e 8.
Bendirei o Senhor que me deu entendimento: cuidei de ter sempre o Senhor diante dos meus olhos, pois Ele está à minha direita, para que eu não seja abalado.

Secreta
Deixa-te comover, Senhor, pelas nossas súplicas; e recebe com bondade estas ofertas dos teus servos e dos teus servos; para que o que cada um ofereceu em honra do Teu Nome beneficie a todos para a salvação.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Sal. 26, 4.
Há uma coisa que pedi ao Senhor, e só a buscarei: é habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.
 
Depois da comunhão.
Concede, rogamos-te, àqueles a quem saciaste com o dom celestial, para que sejamos purificados de nossas faltas ocultas e libertos das armadilhas de nossos inimigos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário