Comentários Eleison: BUSCANDO A DEUS

 
Por Dom Williamson

Número DCCCLI (851) – 4 de novembro de 2023

 

BUSCANDO A DEUS

 

Leitores, leiam o Antigo Testamento, onde Deus aparece em Sua majestade.

Temam-No, para que não venham a derramar lágrimas eternas!

 Com a história da recuperação da Fé católica por um jovem irlandês, relatada brevemente nestes “Comentários” há duas semanas (n. 849, de 21 de outubro), ficou claro que a misericórdia de Deus continua agindo, mesmo em nosso mundo ímpio, para alinhar as almas com a sua salvação eterna, e não deixá-las à deriva na correnteza para a sua condenação eterna. Deus existe. O Céu e o Inferno também existem, e nenhum ser humano que tenha alcançado a idade da razão pode evitar passar a sua eternidade neste ou naquele. Uma geração mais velha, falando de forma muito ampla, pode ter-se conformado no nosso tempo com as comodidades efêmeras do ateísmo materialista, mas há uma geração mais jovem que ainda não aceita que essas comodidades sejam o melhor que podem encontrar para dar sentido às suas vidas. Que busquem a Deus, como o Antigo Testamento lhes diz para fazer:

 “Bom é o Senhor para aqueles que nele esperam, para a alma que o busca” (Lamentações III, 25). “Buscai ao Senhor e ao Seu poder, buscai continuamente à Sua face!” (1 Crônicas, XVI, 11). “Pois vós, Senhor, jamais abandonais aqueles que vos buscam” (Salmo IX, 10). Na verdade, Deus está positivamente buscando almas que O busquem – “O Senhor espera ser misericordioso contigo, Ele se exalta para mostrar-lhe misericórdia... Bem-aventurados todos os que nele esperam” (Isaías XXX, 18). “Bem-aventurados”, porque estão no caminho certo para o Céu, nesta vida e na vida futura. Daí exulta o Salmista: “Alegrem-se os corações daqueles que buscam ao Senhor” (Salmo CIV, 3), porque buscam o verdadeiro sentido da sua vida, a saber, como criaturas feitas por e para seu Criador, para se juntarem a Ele na bem-aventurança ininterrupta de Seu Céu.

 Na verdade, Deus deseja tanto ser encontrado pelas almas, que se deixa encontrar até pelas almas que não O estavam buscando. “Eu estava à disposição daqueles que não perguntavam por mim, e para ser encontrado por aqueles que não Me buscavam. Eu disse: ‘Eis-me aqui, eis-me aqui’” (Isaías LXV, 1). É verdade que certas disposições da alma são necessárias para que uma alma desinteressada seja encontrada desta forma por Deus, como nos diz o Livro da Sabedoria: “Pensai no Senhor com retidão e buscai-o com sinceridade de coração, porque Ele é encontrado por aqueles que não o tentam, e se manifesta àqueles que não recusam sua confiança” (Sabedoria I, 1–2). O orgulho de uma alma é o maior dos bloqueios entre ela e Deus. Por isso o Profeta Sofonias diz: “Buscai ao Senhor, todos vós, humildes da terra, que cumpris os Seus mandamentos, buscai a justiça e a humildade; talvez assim estejais abrigados no dia da ira do Senhor” (Sof. II, 3).

 Esta última citação é um lembrete salutar de que buscar a Deus não é hoje um extra opcional para as almas, se elas desejam desviar o castigo de Deus que paira sobre todas as nossas cabeças. Os acontecimentos parecem estar a avançar lenta, mas inexoravelmente, em direção a uma Terceira Guerra Mundial, e é difícil imaginar que essa guerra não se torne nuclear em algum momento. Já estamos a assistir a horrores na Ucrânia e na Palestina, e a humanidade como um todo nunca esteve tão distante de Deus como agora. Mas Deus não criou a humanidade nem o universo para esta humanidade, para povoar o Inferno, mas sim para povoar o Seu Céu. Portanto, Ele intervirá, e em breve, antes que toda a humanidade termine escolhendo o Inferno. Mas tal é a corrupção dos homens dos tempos atuais, que somente um castigo muito severo será suficiente para afastar os sobreviventes daqueles deleites pecaminosos que tanto conheceram em nosso tempo, e até praticaram, sendo o pior deles o escárnio de Deus.

 Por isso, Deus Todo-Poderoso tem os braços abertos para receber os pecadores nesta última hora antes que Sua ira irrompa, mas ao mesmo tempo a vida não é um jogo que se deva jogar nos termos dos homens: “O Senhor sonda todos os corações e compreende cada plano e pensamento. Se o buscares, tu o encontrarás; mas se o abandonares, Ele te rejeitará para sempre” (I Crônicas, XXVIII, 9). Que nenhum homem hoje seja tão tolo a ponto de dizer: “Eu não sou uma pessoa religiosa”, ou seja, “então o Castigo não me diz respeito”. Aquele que o fizer corre o grave risco de compreender tarde demais quão gravemente maltratou a infinita bondade de Deus.

 Kyrie eleison.

Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)