Comentários Eleison: PUTIN FALA

Por Dom Williamson

Número DCCCLXIX (869) – 9 de março de 2024

 

PUTIN FALA

 

Um homem honesto tem pouco ou nada que esconder.

Mas quem pode falar assim no lado ocidental?

 No último dia 6 de Fevereiro, um jornalista americano famoso e decente entrevistou o Presidente Putin da Rússia, que é fortemente e constantemente denegrido pela grande mídia vil ocidental. Assim, ofereceu corajosamente a Putin a oportunidade de apresentar o seu lado da história a uma audiência ocidental. O trecho selecionado que se segue representa menos de 5% da duração original da entrevista.

 Após o colapso da União Soviética em 1991, foi prometido a nós que a OTAN não se expandiria para o leste. Mas de lá para cá já houve cinco ondas de expansão. Em 2014 ocorreu um golpe de Estado na Ucrânia apoiado pelos EUA. A Ucrânia iniciou uma guerra em Donbass com o uso de aviões e artilharia contra civis. Eles criaram uma ameaça para a Crimeia, a qual tivemos de tomar sob a nossa proteção. Depois, os atuais líderes da Ucrânia declararam que não aplicariam os Acordos de Minsk, assinados em 2014, nos quais se estabelecia um plano para a solução pacífica na questão de Donbass. Mais recentemente, os antigos líderes da Alemanha e da França afirmaram abertamente que, de fato, coassinaram os Acordos de Minsk, mas nunca os levaram a sério. Se não tivéssemos reagido, teria sido uma negligência culposa. Foram os ucranianos que iniciaram a guerra em 2014. O nosso objetivo agora é pôr fim a ela.

 Não nos recusamos a conversar. Negociamos com a Ucrânia em Istambul em 2022, e Davyd Arakhamia, que liderou a delegação ucraniana, chegou até mesmo a assinar preliminarmente um tratado de paz. A guerra terminaria se a Ucrânia abandonasse qualquer aspiração de aderir à OTAN. Mas Arakhamia declarou publicamente que Boris Johnson, então primeiro-ministro da Grã-Bretanha, veio a Kiev e dissuadiu a Ucrânia de fazê-lo. Johnson disse que era melhor lutar contra a Rússia e não assinar acordo nenhum. Quanto à OTAN, está a tentar intimidar as suas próprias populações com uma ameaça russa imaginária. As pessoas que raciocinam melhor percebem perfeitamente que se trata de uma farsa. Não temos interesse na Polônia, na Letônia ou em qualquer outro lugar. Essas são histórias de terror criadas para extorquir dinheiro adicional dos contribuintes dos EUA e da Europa. É contra o bom senso envolver-se em algum tipo de guerra global que levará toda a humanidade à beira da destruição.

 A OTAN/CIA explodiu o gasoduto Nord Stream em 2022? Sim. Quem quer que tenha feito isso deve ter não apenas um motivo suficiente para destruir o oleoduto, mas também as capacidades necessárias. Deve haver muitas pessoas interessadas em acabar com o Nord Stream, mas nem todas podem ir ao fundo do Mar Báltico para realizar tal explosão. Então, porque não fazer propaganda deste crime do Ocidente? Na guerra de propaganda é muito difícil derrotar os EUA, porque eles controlam os meios de comunicação mundiais.

 O dólar é a pedra angular do poder dos EUA. Contudo, mesmo os aliados dos Estados Unidos estão agora a reduzir as suas reservas de dólares. Até 2022, os dólares americanos representavam aproximadamente 50% das transações russas com países terceiros, e isso atualmente caiu para 13%. Isto porque os EUA decidiram restringir as nossas transações. Penso que foi uma completa tolice do ponto de vista dos interesses dos EUA, que prejudicou a economia deles mesmos. Por que os Estados Unidos fizeram isso? Presunção. Pensaram que levaria ao colapso total da Rússia... mas nada colapsou.

 Uma data muito significativa na história da Rússia foi 988. Foi o Batismo da Rússia pelo Príncipe Vladimir e a adoção da ortodoxia, ou cristianismo oriental. O estado russo incorporou Novgorod (norte da Rússia) e Kiev (sul da Rússia). Havia um único território, uma mesma língua e uma mesma fé. O que está a acontecer agora é, até certo ponto, uma espécie de guerra civil. Então o Ocidente pensa que o povo russo está dividido para sempre pelas hostilidades. Mas não. Os russos voltarão a unir-se. As relações se reconstruirão. Levará tempo, mas se restabelecerão.

 Será que Tucker Carlson poderia agora dirigir-se aos verdadeiros responsáveis políticos do Ocidente e obter um relato igualmente aberto do seu esforço para subjugar o mundo inteiro? É pouquíssimo provável. Para começar, quem são os verdadeiros responsáveis pela política ocidental, para além dos seus fantoches públicos?

 Kyrie eleison.


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)