Inauguração Pública da Imagem de Nossa Senhora da Fé e Rosário





Alucoção, Benção da imagem e cânticos a N. Sra. da Fé e Rosário Letra do Hino: Aspirações e Súplicas (Próprio da FBMV) CORO: Sem Vós eu não quero ter, Nada, nem quero fazer, Pois, Mãe, sois a via para quem quer Jesus, O Redentor do mundo e, do mundo, luz. I – Mãe cheia de amor Flor de Nosso Senhor Vede a família, que ousa se chamar Do Vosso nome e quer Propriedade ser Da Mãe de Deus p’ra assim se santificar. II – O bom Deus nos chamou. Eis-me, aqui estou, Respondeu logo, ó Mãe cada um de nós. Deixando tudo atrás, Tudo o que o mundo faz Para servi-Lo bem, por meio de Vós. III – Dos bens me despojei, Para viver na grei Desta família da Mãe de Jesus. Fora, toda ambição, Ter livre o coração E só querer o que para o céu conduz. IV – Manter o coração Livre de sedução, O escravo corpo estando no seu lugar. A alma com fervor, Forte no seu labor, Manter-se ao alto, sem nunca se manchar. V – Deixando o saber, Deixando o querer, Da obediência no sublime altar. Para poder subir, Para poder fruir Da humildade o dom de sabor sem par. VI – E expulsando, assim, Tudo o que é ruim Pode a Estabilidade afinal crescer, No modo de pensar. No agir e no falar De todos os irmãos da F.B.M.V. Ao final a saudação oficial dos mongens marianos cantada: Causa Nostrae Laetitiae, ora pro nobis.



 

Atualização Sobre a Imagem da Campanha

 CNL-OPN

    Caros fiéis, com sentimento de muita alegria e gratidão aos céus e aos senhores, noticiamos a chegada ao nosso mosteiro da tão deseja imagem de nossa padroeira. Ela já se encontra acessível a todos no interior de nossa igreja, pedimos apenas que não a toquem. Faltam-lhe ainda a flâmula, a coroa e o seu rosário, mas já pretendemos fazer a cerimônia da sua benção neste domingo 12/10, dia de Nossa Senhora Aparecida, e a sua entronização no dia 01/11, dia de Todos os Santos que é aniversário da FBMV. Serão 56 anos de fundação da comunidade e 50 anos de seu estabelecimento em Candeias.

    A sua inauguração pelos monges ocorreu de modo muito providencial. Após longa viagem até o Rio Grande do Norte, por disposição de Deus muito protelada, voltamos exultantes com o nosso tesouro, porém sem poder celebrar, pois nosso superior, que já andava convalescente de uma fratura no ombro, estava agora internado para cuidar duma gripe. Ela aqui sem podermos olhar, ele lá sem poder voltar. 

    Chegara então o dia propício do Sacratíssimo Rosário, 7/10, mas já no cair da noite sua bela imagem continuava empacotada. Entretanto, Nossa Senhora que não podia passar o dia sem ser festivamente louvada, tratou de reunir toda a Família dando alta ao Pe. Jahir e, tão logo chegara em casa o pai da terra, fomos saudar nossa mãezinha do céu entre cânticos e orações, com emoção e simplicidade, o dia se completou antes mesmo do seu fim. Bendito seja Deus, bendita seja a Senhora da Fé e Rosário.



Encerramento - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário


    Passados quase dois anos do seu início, dado em 29/10/23, chegamos hoje, com a graça de Deus, ao fim de nossa mais longa campanha até aqui realizada.

    Queremos agradecer a todos quantos colaboraram para esse velho sonho de nossa comunidade de ter uma cópia daquela Senhora da Fé diante da qual nasceu e se inspirou a pequena Familia Beatae Mariae Virginis.

    Em verdade, no mesmo dia da última atualização a generosidade se apresentou para preencher o que faltava e assim fez. Contudo, preferimos deixar em aberto até o presente dia em vista das despesas direta e indiretamente que ainda teremos com nossa querida imagem, conforme já explicamos na atualização de 05/02/25  quando tratamos sobre o orçamento inicial e dos serviços que faltou à ele que denominamos de extras e dos quais restam basicamente o transporte, os atributos e a proteção.

    A imagem que apresentamos agora falta-lhe ainda os seis anjos, conforme imagem original, que se fixarão no globo, na próxima semana, logo após a secagem da pintura.

Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário

 

    Caros irmãos, falta muito pouco para concluirmos a pintura, o último dos serviços da imagem, e com a mão dadivosa de Deus, instrumentada por vossas generosidades, falta-nos também muito pouco para atingirmos a meta. Parece que chegaremos simultaneamente ao fim dos trabalhos e de nossa campanha. Viva Deus!

    Na atualização de hoje temos a imagem de N. Sra. com as vestes já quase finalizada. São muitos pequenos detalhes que, infelizmente, no formato de publicação utilizado não se permite observá-los tão bem.

*  *  * 

Hino: A flor anunciada 

A flor anunciada nasceu-nos de Jessé! 

Nenhuma celebrada já foi como esta o é! 

Brotou num só botão que trouxe ao mundo inteiro 

A paz e a salvação. 


A flor és tu, Maria, Mãe santa de Jesus. 

A luz que ao céu nos guia, à sempiterna luz. 

E a perenal mansão deleita-se aos encantos 

Da rosa e do botão. 


Jesus, da minha vida, Vós sois a salvação.

E da alma redimida Vós sois o galardão. 

Por vossa Mãe sem par, fazei que vamos todos 

Ao céu vos contemplar!

Uma Imagem Perseguida - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário

 


    Iniciamos os trabalhos mais minuciosos de pintura nas vestes da santa e só após concluí-los começaremos os dos cabelos e pele. 

    Ainda solicitamos doações aos filhos da Nova Eva a fim de alcançarmos a meta da nossa campanha.

*  *  *

    Um Raro Santinho exibindo a imagem original, diz-nos na frente:

NOSSA SENHORA DA FÉ
venerada há mais de 3 séculos na Igreja da Sé da Bahia, 1ª Catedral do Brasil.

    E no verso:

 PAX 

Virgem Santa da Fé, vos redemos mil graças por terdes ouvido nossas preces, ilustrando o espírito dos que desejavam a destruição do Vosso Templo.

Mãe Santíssima de Jesus! diante deste mesmo altar onde "destes a Vieira o saber", vos rogamos que sejais a Estrela que nos guie na campanha santa para a restauração de Vossa Igreja.

Esclarecei-nos, Senhora da Fé! Que tudo que d'oravante empreendermos seja para maior glória Vossa e de Vosso Sacratíssimo Filho, Cristo Salvador e nosso Santo Padroeiro.

- Amém -

Cidade de Salvador, 16-XII-1928
_________

Com aprovação eclesiástica 

Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário

 


    "Unir-se à Virgem Maria é encontrar o Salvador que d’Ela nasceu. Quanto mais perfeito for o modo que nossa família encontrar para isso, mais disposta estará para abraçá-lo. Ora, que forma mais estrita de aproximação e dependência de nossa parte para com Ela, do que entregar-se-lhe como escravo por amor? Eis porque a devoção proposta por São Luiz Grignon de Monfort no “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem” e no “Segredo de Maria”, aparece como sendo a mais exata aplicação, no aspecto mariano, do projeto salvador do Bom DEUS e portanto como indispensável na efetivação da Estabilidade em nossa Família. No exercício dessa devoção, tomamos o Santo Rosário trazido continuamente conosco e rezado diariamente em comum, na integridade de seus quinze mistérios, como a nossa específica corrente, pela qual reconhecemos sua total soberania sobre nós seus filhos e escravos, sabendo que Ela é a divina catedral da Fé, o misterioso Sacrário do Verbo Encarnado."

     Trecho do nosso texto "O Voto de Estabilidade"

5 Rosários

CNL-OPN

    Gostaríamos de lembrar aos fiéis da piedosa devoção, muito comum entre nós, que se pratica anualmente em 15 de agosto da qual, pedindo alguma graça especial, se reza 5 rosários completos em honra da Assunção de Nossa Senhora ao céu de corpo e alma, conforme dogma proclamado por Pio XII em 01/11/1950. 

    Apesar de não se conhecer como se deu a origem dessa devoção, ela é de muito bom espírito e certamente muito agrada a Santíssima Virgem que costuma atender a graça suplicada.

    Regina in caelum assumpta, ora pro nobis.

Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário



Os trabalhos estão bem acelerados e esperamos concluí-los ainda este mês, com a graça de Deus, tudo para maior honra e glória da N. Sra., ela que nos deu tudo. 

Diz-nos S. Luiz de Montfort que “Deus, sem precisar, porque se basta a Si mesmo, quis começar e acabar suas maiores obras por meio da SSma. Virgem” e assim a FBMV, inteiramente dependente de Deus, querendo imitá-Lo, quis também do início ao fim do seu código ter por meio a SSma Virgem.

"Art.1-  Foi por intermédio da SSma. Virgem Maria, que Deus Uno e Trino concedeu, em N.S.J.C., a graça da plenitude da verdade e da salvação ao homem. E é por intermédio da SSma.  Virgem Maria, que a pequena Família Beatae Mariae Virginis quer, em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançar a graça da plenitude da verdade e da salvação do Deus Uno e Trino. 

Art.139– E que, com a SSma. Virgem Maria, por Ela e nEla, seja toda a nossa vida e aspiração pelo Deus Uno e Trino em Jesus Cristo, Nosso Redentor, dentro de sua Igreja, Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana. Amém."

Primeiros Anjos - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário

    Caríssimos, é com grande expectativa e gratidão aos céus e a vós que vemos os trabalhos em nossa querida imagem chegarem à etapa final de sua confecção. 

    Já temos concluída a obra nos três anjos menores, apenas busto, que agora vos exibimos juntamente com as primeiras estrelas na vestes da Santíssima. Teremos ainda outros três anjos com corpos completos que trazem atributos muito significativos dos quais ainda falaremos. 

    Diz-nos o Pe. Spirago: Os bons anjos são representados sob forma de meninos, porque são imortais, portanto, de juventude eterna; com asas, porque no serviço de Deus são rápidos como o pensamento; com dois rostos para significar a sua ciência profunda; com harpas porque louvam a Deus; com lírios por causa da sua inocência; com uma cabeça sem tronco, porque são espíritos; junto dos altares, porque assistem invisivelmente ao santo sacrifício.

***

  "Cantam os anjos, lá nas alturas.

Glória na terra e nos céus!

À mais perfeita das criaturas,

glória a Maria, Mãe de Deus."

Última Fase - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário



    Graças ao bom Deus e à generosidade dos filhos da Senhora da Fé e Rosário pudemos pagar, sem atraso, a parcela do douramento que já finalizamos e agora exibimos. Já demos início à última fase que é a da pintura a qual esperamos concluir em breve por isso continuamos a esperar por doações.

      Tivemos atraso na confecção das anunciadas cópias de 40cm da imagem por precisarmos reimprimir a matriz agora já com os atributos (acessórios). Atualmente eles já não se encontram na imagem original e nem se tem a mínima informação do fim que levaram.

***

A seguir, trecho do hino Onipotência suplicante (FBMV):

Ó Rainha poderosa,
Mais excelsa que um Serafim,
Pois que o Bom Deus vos quis assim,
Das rosas a mais formosa, [2x]
Velai por mim!

Ó Senhora generosa,
Despenseira da salvação,
Debelai a nossa inação.
Dai-nos vontade briosa, [2x]
De salvação!

Na inconstância da fraqueza,
Tenho a força do vosso olhar,
Que dá vigor p’ra transformar
Em graça, a pobre vileza [2x]
E ao céu chegar.

Falta Pouco - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário


    Caríssimos, a confecção da nossa imagem já está bem avançada no douramento, devendo estar pronto na próxima semana. Na imagem desta atualização vê-se os quadrados de ouro que darão forma às estrelas quando passarmos à etapa seguinte que é a pintura.

    Ajude-nos a completar os 10 mil reais da atual etapa para não interromper a produção.

    Deixamos a seguir a oração da FBMV a N. Sra. da Fé e Rosário:

    Ó Maria, Senhora da Fé e Rosário, queremos viver santamente, porque isso Vos dá gosto e glorifica Deus e foi para isso que nascemos. Queremos ser muito puros, muito pobres e desprendidos, muito modestos, muito humildes e mortificados, ardentes de amor e repletos do Espírito Santo. Não queremos ir para o purgatório, porque isso desagrada a Nosso Senhor que nos quer levar para o céu, logo após a morte. Dai-nos a santificação e sede a única e perfeita senhora desta Família. Amém.

    N. Sra. da Fé e Rosário, rogai por nós.

Sinal da Providência - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário


        Caros irmãos, eis a imagem com os seus braços já encaixados e com a aplicação do bol finalizada. Já iniciamos a aplicação do ouro com a qual concluirá a atual etapa. 

        Se ao finalizar o douramento repassar-mos os 10 mil correspondente, ficaremos com uma previsão de concluir todos os serviços dentro de um mês, mas acautelemo-nos com os imprevistos.

        Assinalemos aqui a ação da Divina Providência em favor da reprodução de nossa bela imagem quando há alguns meses ela foi retirada do Museu de Arte Sacra da UFBA, onde estivera para ser restaurada, e devolvida ao seu proprietário, a Catedral Basílica de Salvador, e colocada no mais alto nicho do altar-mor, local bastante inacessível para qualquer visitante que deseje apreciar os seus detalhes artísticos e muito mais para quem precisasse coletar seus dados em 360º, como foi o nosso caso. Se no Museu, apesar de todas as dificuldades aqui já relatadas, tivemos acesso a ela ao alcance do toque, na Catedral talvez não aceitassem nem nossa presença.

Santa Igreja (Amélia Rodrigues) - Cânticos e Hinos Espirituais da F.B.M.V.



Letra: Santa Igreja (Amélia Rodrigues)

CORO: Nós, te amamos, nós somos teus filhos,
Em teu seio queremos viver.
E da luz que nos dás, entre os brilhos,]
Nos teus braços maternos morrer!](2x)
 
I – Santa Igreja, romana, católica,
Una, excelsa, divina, imortal,
Que conservas a fé apostólica
E as promessas da vida eternal.

II – Sobre a rocha de Pedro, invencível,
Tu abranges a terra e os céus.
Na doutrina de Cristo, infalível,
Tua força é a força de Deus!

III – No áureo trono dos séculos sentada,
Resplandeces com a mais viva luz,
Sustentando, na destra sagrada,
O farol deslumbrante da cruz.

IV – Por ti desce a torrente divina,
Da verdade suprema eternal,
Essa forte e sublime doutrina,
Tão perfeita, que não tem igual.

V – Do martírio, o almo sangue fecundo,
Deu-te vida, expansão e vigor;
São modelos teus santos pra o mundo,
Do heroísmo no bem e no amor.

VI – Ninguém pode impedir-te o caminho,
Pois que Deus te conduz pela mão.
Nem o mal nem o ódio mesquinho,
Nem os erros da falsa razão.

VII – És eterna pois tens a promessa 
De Deus mesmo, que é o teu fundador;
É debalde que o mundo arremessa
Contra ti o seu dardo traidor!

VIII – Teus altares são novos cenáculos,
Privilégio na terra só teu!
Tens Jesus vivo em teus tabernáculos,
E, por isso, na terra és o céu!

IX – Santa Igreja, que a cruz levantaste
Sobre o abismo das trevas pagãs,
E, às nações do orbe inteiro, ensinaste
O Evangelho e as virtudes cristãs.



 

Avisos

 CNL-OPN


    Corpus Christi é uma das festas que mais comovem o coração do católico. Apesar de tão fracos e miseráveis pecadores, nós amamos e queremos honrar o mais dignamente possível o Admirável Sacramento da Santíssima Eucaristia neste belo dia. Para isto, nós exortamos a todos os que puderem que tragam flores em abundância para a decoração do trajeto da procissão. Toda flor será muito bem vinda. A Santa Missa será às 9:00 horas. Mas para que possamos preparar as flores, pedimos que cheguem o mais cedo possível. Que o bom Deus os recompense e que o amor a Jesus Sacramentado ocupe inteiramente o coração de cada um. 

    Aproveitamos para informar que a Santa Missa da Natividade de São João Batista, terça-feira, 24/06, será às 8h.

    Graças e louvores se deem a todo momento.

    Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Retomada dos Trabalhos - Por Uma Imagem de N. Sra. da Fé e Rosário

Após quase dois meses de interrupção, retornaram-se os trabalhos para com a nossa tão desejada imagem que agora começa a ganhar expressão.

Entramos então na fase do douramento que se inicia com a aplicação de gesso cré, conforme já se verifica na imagem anexa, e que será seguida da aplicação de bol (tipo de argila) e, finalmente, do próprio ouro. Tudo isso será a base da pintura que virá na etapa final.

Ao término desta fase, já precisaremos repassar os outros 10 mil correspondente à conclusão do serviço, segundo foi contratado.

Aproveitamos para anunciar que já encomendamos cópias da imagem de N. Sra. da Fé no tamanho de 40cm para quem desejar tê-la em sua casa. Traremos mais informações nas próximas postagens.

Nossa Senhora da Fé e Rosário, rogai por nós.