Homilia da Festa de São José



Intróito
Os justos florescerão como a palmeira e se multiplicarão como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus Ps. ibid., 2. É bom louvar ao Senhor e cantar o Teu Nome, ó Altíssimo.V/. Glória Patri.


Coleta
Senhor, venham em nosso auxílio os méritos do Esposo de vossa Mãe Santíssima; para que as graças que não podemos obter por nós mesmos nos sejam concedidas por sua intercessão.

Leitura da Epístola Eclesiástico 45,1-6
1.Moisés foi amado por Deus e pelos homens: sua memória é abençoada.2.O Senhor deu-lhe uma glória semelhante à dos santos; tornou-se poderoso e temido por seus inimigos. 3.Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória. 4.Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens. 5.Pois (Deus) atendeu-o, ouviu sua voz e o introduziu na nuvem. 6.Deu-lhe seus preceitos perante (seu povo) e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Jacó sua aliança e a Israel seus decretos.

Gradual/Sal. 20, 4-5.
Senhor, você o advertiu das mais doces bênçãos; puseste na cabeça dele uma coroa de pedras preciosas.
V / Ele te pediu a vida, e você lhe concedeu dias que durarão para todo o sempre.

Trato/ Sal. 111, 1-3.
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos
V/.Sua raça será poderosa na terra; a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória e riquezas estão em sua casa, e sua justiça permanece para sempre.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 1, 18-21

18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.

Ofertório/ Sal. 88, 25.
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e pelo meu nome surgirá o seu poder

Secreta
Senhor, nós vos rendemos a homenagem de submissão que vos é devida, rogando e suplicando: pelos sufrágios do Beato José, Esposo da Mãe de vosso Filho Jesus Cristo Nosso Senhor, protegei em nós os vossos dons, porque imolamos a vós hostes de louvor em sua venerável festa.

Comunhão/Mat. 1, 20.
José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria, sua esposa, em sua casa, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo

Depois da comunhão.
Esteja presente a nós, nós te imploramos, Deus de misericórdia: e o bem-aventurado Confessor José intercedendo por nós, preserva em nós os dons de seu favor.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.
Façam penitência.