Homilia da Quarta-feira de cinzas

 




Intróito/Sab, 11, 24, 25 e 27.

Tens misericórdia de todos, Senhor, e não odeias nada do que fizeste, e escondes os pecados dos homens por causa do arrependimento e os perdoas, porque tu és o Senhor nosso Deus.Sal. 56, 2.Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque minha alma confia em ti. V/. Glória Patri.

Coleta
Concede, Senhor, aos teus fiéis que empreendam com a devida piedade a prática destes veneráveis ​​e solenes jejuns e percorram o seu curso com uma devoção que nada pode perturbar.

Leitura da Epístola extraída do livro do

Joel, 2, 12-19
12. Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.13. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.14. Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus?15. Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembleia, reuni o povo;16. santificai a assembleia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial.17. Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?18. O Senhor afeiçoou-se à sua terra, teve compaixão de seu povo;19. O Senhor respondeu ao seu povo: Vou mandar-vos trigo, vinho e óleo, e deles sereis fartos, e não vos farei mais objeto de opróbrio diante dos pagãos.
R:Deo Gracias

Gradual/Sal. 56, 2 e 4.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque minha alma confia em ti.
V /  Ele enviou socorro do céu e me livrou; cobriu de opróbrio aqueles que me pisaram.

Trato/ Sal. 102, 10.
Senhor, não nos trates segundo os nossos pecados, e não nos castigues segundo as nossas iniqüidades.
V/. Sal. 78, 8-9.Senhor, não se lembre mais de nossas antigas iniqüidades; que suas misericórdias venham apressadamente ao nosso encontro, pois estamos reduzidos à última miséria.
V/.Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos e perdoa-nos os nossos pecados, por amor do teu nome.


Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus, 6,16-21
16. Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.17. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.18. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.19. Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.20. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.21. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
R:Laus tibi, Christe.

Ofertório/Sal. 29.2-3.
Eu te exaltarei, Senhor, porque você me levantou e não alegrou meus inimigos sobre mim. Senhor, eu clamei a ti e tu me curaste.

Secreta
Nós vos imploramos, Senhor, que estejamos devidamente preparados para vos oferecer estes dons com os quais celebramos a instituição deste venerável sacramento.

Prefácio da Quaresma ao Sábado antes do Domingo da Paixão inclusive, dependendo dos títulos.
 
Comunhão/ Pr. 1, 2 e 3.
Aquele que medita dia e noite na lei do Senhor dará fruto a seu tempo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que os sacramentos que recebemos nos ajudem, Senhor, para que nossos jejuns sejam agradáveis ​​a Vós e sirvam para nossa cura.

¶ Então o padre diz: Rezemos. E o diácono (se cumpre o seu ofício) voltado para o povo, de mãos postas, diz: Humilhai vossas cabeças diante de Deus. Caso contrário, é o próprio padre, parado no mesmo lugar em frente ao livro e sem se voltar para as pessoas que o diz.

Lança um olhar favorável, ó Senhor, sobre aqueles que se curvam diante de tua majestade, para que aqueles que foram nutridos por teus dons divinos sejam sempre sustentados pelo socorro celestial.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

Texto e imagem: Escravas de Maria