Informações sobre o Pe. Joaquim, FBMV.

 CNL-OPN

Informações sobre o Pe. Joaquim, FBMV.


    O estado de saúde do nosso Reverendo Pe. Joaquim agravou-se nas últimas semanas com as ocorrências de novas enfermidades que o colocaram em maior risco de vida. 

    Dando entrada em 30/01 na emergência do Hospital Santa Isabel, Salvador, aí permaneceu entre socorros e monitoramentos até que, conseguindo por alguns dias se estabilizar por meio de medicamentos, recebeu hoje alta hospitalar.

    Encontrando-se em leito de UTI já no dia 31, os médicos julgaram, depois de obter o consentimento do paciente, que, dado o avanço e raridade do seu câncer, havia chegado o momento de encerrar o combate contra ele. A cura não estava mais ao alcance da medicina e todo tratamento aplicado para esse fim apenas lhe causaria maior sofrimento e redução de tempo de vida. Só um milagre o salvaria. A partir de então o paciente receberia apenas tratamentos paliativos e é nesta etapa que ele hoje recebe alta para continuar o mesmo tratamento no conforto de um lar. 

    Mas, nem tudo são lamentações.

    Nosso caro padre desde a descoberta da doença a tem enfrentado espiritualmente muito bem e especialmente nesses últimos dias recebeu e continua a receber todo o conforto espiritual de graças que a Santa Igreja concede aos seus filhos nesses momentos.

    Ainda no dia 31, recebeu a Extrema Unção conferida por nosso superior, Pe. Jahir, o qual por quase todos os dias seguintes deu-lhe também a Sagrada Comunhão.

    Alguns dias depois recebeu a visita de sua Excia. D. Tomás de Aquino, O.S.B. que veio trazer-lhe sua benção apostólica e também a Sagrada Comunhão, mas não sem antes atender o paciente que lhe solicitava a confissão, pois era o primeiro sábado do mês e não se esquecera de cumprir os preceitos de sua devoção ao Imaculado Coração.

    Prova de que nosso reverendo padre está resignado e abandonado aos desígnios de Deus foi um escrito que se encontrava numa placa identificadora do paciente em seu leito de UTI com os dizeres:
Gosto: de rezar
Desejo: fazer a vontade de Deus.

    É também com esse mesmo espírito que durante todo esse tempo ele vem sendo acompanho por seus irmãos de religião, além de sua família e alguns fiéis que se unem para servi-lo noite e dia. 

    Sabemos que muitos outros gostariam de fazer algo a mais a ele em retribuição dos tantos serviços que outrora receberam desse mesmo padre. 

    Nós agradecemos toda boa disposição, mas é a oração a principal caridade a oferecermos por ele nesse momento, e é o que o próprio Pe. Joaquim a todos continua a suplicar: rezem por mim.

    Consoladora dos aflitos, rogai por nós.


Pe. Jahir dando a comunhão ao Pe. Joaquim no claustro do Hospital Santa Isabel.