Comentários Eleison: PANORAMA GERAL


Por Dom Williamson

Número DCCCXIX (819) – 25 de março de 2023

 

PANORAMA GERAL

 

Deus diz aos homens perversos: “Esta é a vossa hora,

Mas somente Eu dou permissão ao vosso poder trevoso” (cf. Lc. XXII, 53).

 

Para todos os leitores que tenham acesso à Internet e que queiram manter a mente livre do monte de mentiras que compõem a narrativa oficial sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há, ainda acessíveis no Youtube, pelo menos quatro notáveis narradores da verdade que, pelo menos até agora, provaram ser repórteres em quem se pode confiar para saber o que realmente está acontecendo na infeliz Ucrânia. São eles: três americanos, o coronel Douglas MacGregor, Scott Ritter e Gonzalo Lira; e uma equipe de dois gregos que atendem pelo nome de The Duran, Alex Cristoforou e Alexander Mercouris, que mora em Londres. Em youtu.be/021JkYHJy1Y se pode encontrar os Duran em uma conversa fascinante datada de pouco antes do Natal do ano passado, mas não desatualizada, sobre todo o pano de fundo da guerra. Segue abaixo um resumo da conversa.

 

O objetivo do Ocidente na Ucrânia é destruir a Rússia. O objetivo do fornecimento de mísseis de longo alcance e drones pela OTAN não é fazer com que a Ucrânia alcance uma vitória militar, mas criar o caos e semear mal-estar e divisão na Rússia.

 

A crise na Ucrânia foi arquitetada pelo Ocidente com a pretensão de fomentar uma revolução colorida na Rússia e uma mudança de regime. As sanções desequilibrariam a liderança russa, e o povo russo se levantaria e derrubaria Putin, enquanto a economia entraria em colapso. No entanto, aconteceu o contrário. A economia russa está estável, a popularidade de Putin continua alta e a Rússia agora está embarcando em um grande reforço militar para esmagar a Ucrânia.

 

A ex-chanceler alemã Angela Merkel admitiu recentemente que o acordo de Minsk (assinado por Rússia e Ucrânia em 2014) serviu apenas para que o Ocidente ganhasse tempo para rearmar a Ucrânia. A Rússia determinou que o confronto direto com o Ocidente é agora inevitável. Ou a OTAN se dissolve e a UE se desfaz, ou haverá um conflito. A OTAN continuará a expandir-se em direção à Rússia ou há de encarar a realidade?

 

No entanto, os neoconservadores de Washington estão levando o Ocidente para uma armadilha. Estão fazendo de tudo para arrastar a guerra até o último ucraniano. Estão pedindo “o que for necessário”, incluindo soldados dos EUA no solo, como o caminho para uma vitória ucraniana (essa exigência já foi feita em Londres pelo jornalista do Guardian, Simon Tisdall). O posicionamento das tropas americanas na Ucrânia significarão a 3ª Guerra Mundial. O Pentágono resistirá à estratégia neoconservadora? Possivelmente, mas se a guerra vai se prolongar é algo que pode depender de quem estiver no poder nos EUA.

 

O principal obstáculo para os neoconservadores não é a Rússia, mas a China. A China tem uma economia muito maior do que a Rússia, com um exército muito maior. A estratégia neoconservadora é que os EUA entrem com força e rapidez na Ucrânia, eliminem a Rússia com a mudança de regime, e então tenham um caminho livre para a guerra com a China. É uma aposta temerária do tipo “o vencedor leva tudo”. Estamos chegando ao ato final da obra. A sabotagem deliberada dos gasodutos Nord Stream demonstra até onde os neoconservadores estão dispostos a chegar. Se são capazes de explodir um gasoduto, onde irão parar?

 

A grande vantagem desta apresentação da guerra na Ucrânia é que ela dá a resposta mais convincente para questões bastante sérias: por que esta guerra, tão prejudicial para tantas nações, está sendo travada? Quem está por trás dela, e qual é a sua motivação? Para castigar os gentios apóstatas em todo o mundo, Deus está usando como seu flagelo uma raça de homens (“neoconservadores”) em seu esforço para alcançar aquela tirania sobre o mundo que eles acreditam ser seu por direito. Eles estão causando danos inimagináveis, mas nunca poderão ir além do que Ele permite, e nada menos que isto mudará os caminhos dos homens.

 

Kyrie eleison. 


Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)