Comentários Eleison: PROSPERIDADE? CUIDADO!



Por Dom Williamson

Número DCCCXX (820) – 1 de abril de 2023

 PROSPERIDADE? CUIDADO!

 

Moisés existiu há muito tempo, está ultrapassado. Adeus?

Quem pensa assim está caminhando para o Inferno!

 

 Se a impiedade é a grande praga da qual o mundo está sofrendo agora, um remédio é ler não apenas o Novo Testamento da Bíblia, mas também o Antigo Testamento, porque um e o mesmo Deus foi o principal escritor (usando os escritores humanos como instrumentos) de ambos os Testamentos, que juntos constituem, por assim dizer, Sua única autobiografia. Seus inimigos tentam criar uma barreira entre a justiça de Javé no A.T. e a misericórdia de Jesus no N.T., mas Seus amigos não têm dificuldade em mostrar como o único e mesmo Deus Encarnado está implícito no A.T. e explícito no N.T. No entanto, pode-se afirmar que Javé está em primeiro plano no Antigo Testamento, enquanto Jesus está em primeiro plano no Novo Testamento. Assim, pois, também se pode dizer que o ateísmo mundial de hoje consiste não tanto na rejeição a Cristo quanto na negação materialista da própria existência de Deus (Javé), então aqui reside o interesse de conhecer o Antigo Testamento, onde Javé troveja, por assim dizer, em cada página. Tomemos, por exemplo, esta passagem de Deuteronômio VIII, 11-20:

 [11] Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, não guardando os seus mandamentos, e as suas ordens, e os seus preceitos, que hoje te prescrevo: e não suceda que depois de comeres até a saciedade, de teres construído belas casas e habitado nelas, e teres visto se multiplicarem teus bois e tuas ovelhas, e aumentar a tua prata, o teu ouro, e tudo o que mais tens, então se enalteça o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra de Egito, da casa da servidão, que te conduziu através do deserto grande e terrível, com suas serpentes de sopro ardente e escorpiões e terra sedenta onde não havia água, que te tirou água da rocha duríssima, que te alimentou no deserto com o maná que teus pais não conheceram, para humilhar-te e provar-te, a fim de fazer-te o bem.

 [17] Cuida-te para que não digas no teu coração: “A minha força e o vigor de meus braços é que me trouxeram esta riqueza”, e recorda-te que foi o Senhor teu Deus que te deu a força para adquiri-la, para que se confirme a aliança que jurou a vossos pais, como mostra o dia de hoje. E se tu te esqueceres do Senhor, teu Deus, e seguires outros deuses, e servi-los e adorá-los, eu solenemente te advirto hoje que certamente perecerás. Como as nações que o SENHOR faz perecer diante de ti, assim perecerás tu, por não teres obedecido à voz do SENHOR teu Deus.

 Quase todo o livro de Deuteronômio se ocupa das últimas instruções do grande homem de Deus que foi Moisés. Ele conduziu os israelitas para fora do Egito, através do Mar Vermelho, durante 40 anos pelo deserto, e agora eles estão prestes a entrar na Terra Prometida, onde ele mesmo não entrará. Com 120 anos e prestes a morrer, ele está dando aos israelitas as suas últimas instruções. Leia todo o Livro do Deuteronômio para ver como é sua imensa preocupação impedir que os israelitas se afastem de Deus, depois de terem sido privilegiados por Ele com a missão especial de preparar a vinda do Messias ao mundo. Repetidas vezes Moisés os adverte de como serão punidos por Deus se forem infiéis, mas especialmente abençoados e protegidos por Deus se forem fiéis. Na passagem acima, Moisés está alertando sobre o perigo concreto de a prosperidade material fazer com que se esqueçam do Senhor seu Deus.

 Agora apliquemos a advertência de Moisés ao Novo Testamento. Desde a morte de Nosso Senhor na Cruz, que instituiu o Novo Testamento, os católicos sabem que, pela fé, são o verdadeiro povo de Deus, e não mais os israelitas por raça. Ao longo dos 2.000 anos de história dos católicos, estes não foram encarregados por Deus de levar todos os povos do mundo a crer em Cristo? Quando eram fiéis, não difundiram a “cristandade” por toda parte? Mas a partir do final da Idade Média começaram a ser infiéis, culminando no Vaticano II, num processo de passagem das coisas espirituais para as materiais, que alcançou uma prosperidade material sem precedentes para todo o mundo. Pois nunca antes tantos homens foram tão bem alimentados, tão bem alojados, tão bem providos de bens materiais. Mas onde está o Senhor seu Deus em suas vidas? Praticamente em lugar nenhum. E, em vez disso, onde estamos? À beira do Armagedom nuclear. Deus, tende piedade!

 Kyrie eleison. 


Tradutor: Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)
Editor: FBMV