Comentários Eleison: A MULHER NAS ESCRITURAS – II

Por Dom Williamson

Número DCCCXLI (841) – 25 de agosto de 2023

 

A MULHER NAS ESCRITURAS – II

Os santos Pedro e Paulo ensinam o mesmo sobre as mulheres,

Cabe aos homens guiá-las, em nome de Deus.

 Certamente poucos leitores destes “Comentários” haviam percebido, antes de ler os da semana passada, em quantos lugares o Novo Testamento aborda diretamente a questão, tão controversa hoje, do homem e da mulher. Quando veem essas citações reunida se dão conta do quanto dizem a mesma coisa e de até que ponto o que dizem se afasta dos ensinamentos e da prática do homem e da mulher modernos. Comentemos as citações:

 Gên. II, 18–24: Um adjutório

Mesmo antes de a primeira mulher ser criada, ela foi projetada por Deus para ser orientada para o seu homem: ser sua esposa fiel (“dois em uma só carne”), permitir-lhe ter filhos e formar uma família (como nenhum outro homem poderia fazer), formar uma nova geração (“deixando pai e mãe”), dar continuidade à humanidade, eventualmente povoar a terra (e não despovoá-la: Gen. IX, 1, 7). Tudo isso Adão compreendeu imediatamente. Já as feministas de hoje tentam afastar-se dessa orientação para o homem; mas ela está demasiado arraigada na natureza delas, e quanto mais elas conseguem fazê-lo, maior o desastre para as mulheres e os homens. Veja-se, por exemplo, o MGTOW, uma reação dos homens ao feminismo que desnatura a mulher. O homem e a mulher foram projetados por Deus com uma complementaridade maravilhosa, e como a cabeça e o coração em um ser humano, precisam um do outro, e a natureza sempre os unirá.

 Gen. III, 16: A Queda: punição, submissão

Mesmo antes da Queda, Eva estava subordinada a Adão, porque na Criação de Deus há ordem e hierarquia em toda parte, não igualdade e desordem. Ao homem, Deus dá dons de razão para que seja chefe da família e da sociedade; à mulher, Ele dá dons de amor para torná-la o coração da família e do lar. Mas embora antes da Queda esta subordinação natural da mulher tivesse sido indolor, depois da Queda pela qual Eva fez Adão cair, como parte do seu castigo por Deus, esta subordinação tornou-se dolorosa. Pela graça sobrenatural, em um casamento cristão essa dor é aliviada, mas pelo orgulho do feminismo, a dor só se agrava.

 1 Cor. XI, 3–12: Hierarquia

O ensinamento de São Paulo não poderia ser mais claro: 1 Deus. 2 Cristo. 3 Homem. 4 Mulher. Eis a chave do feminismo: se o homem livrar-se de Deus e de Cristo, a mulher naturalmente se livrará do homem. Assim, se o homem deseja restaurar a ordem no seu lar e na sociedade, deve começar por subordinar-se a Deus através de Cristo. Por isso é bastante razoável argumentar que os verdadeiros autores do feminismo desastroso atual são os homens, e não as mulheres.

 Ef. V, 21–33: Casamento

Assim, nesta citação mais longa que serve como Epístola na Missa de Matrimônio católico, os versículos 24 e 33 lembram à futura esposa o seu dever de submissão e respeito para com o marido, mas todos os outros versículos se dirigem ao marido, para dizer-lhe que cuide de sua esposa, como Cristo cuida de Seu próprio Corpo, a Igreja. É um exemplo sublime para um casamento. Depende do homem dar a direção certa à sua esposa.

 Col. III, 18–21: Família

Aqui está a complementaridade essencial: Maridos, amem suas esposas; esposas, submetam-se a seus maridos.

 1Tm. II, 9–15: Salvação pela maternidade

Quando os homens são ímpios, como acontece hoje em dia, as mulheres assumem o controle, tanto na sociedade como no lar, e às vezes têm de fazê-lo, com os muitos resultados infelizes que observamos ao nosso redor, porque as mulheres não são feitas para exercer a autoridade, mas para dar e receber amor, especialmente ao serem mães.

 Tito II, 4–5: Centradas no lar

Assim como o homem precisa ser criativo em seu trabalho, a mulher precisa ser criativa formando uma família e um lar.

 1 Pedro III, 1–7: Mais duas razões para que as esposas se submetam

Primeira: a insubmissão das esposas é tão antinatural que, praticada pelos cristãos, desacreditará a Cristo. Segunda: as mulheres são mais frágeis que os homens, e por isso devem ceder, enquanto os homens devem cuidar das fragilidades delas.

 Kyrie eleison.

Comentários Eleison BR (comentarioseleisonbr.blogspot.com)

Edição: FBMV