Homilia da Festa de São José Operário

 


Intróito/ Sab.10, 17..

A sabedoria rendeu aos justos a recompensa de seus trabalhos, conduziu-os por um caminho admirável e serviu-lhes de sombra durante o dia e de luz das estrelas durante a noite. (TP Aleluia, aleluia. )
Sal. 126, 1.A menos que o Senhor edifique a casa, é em vão que os que a edificam trabalham.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus criador de todas as coisas, que impôs à raça humana a lei do trabalho: concede-nos favoravelmente; graças ao exemplo e patrocínio de São José, para realizar perfeitamente o trabalho que nos confias e para obter as recompensas que nos prometes.

Leitura da Epístola de São Paulo aos

Colossense 3,14-15,17,23-24 14.
Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.15.Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 17.Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 23.Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens,24.certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.

Aleluia, aleluia. V/. De quacúmque tribulatióne clamáverint ad me, exáudiam eos, et ero protetor eórum sempre. Aleluia, aleluia. V/. Em qualquer tribulação que me invoquem, eu os responderei e serei para sempre seu protetor.
Aleluia. V/. Fac nos innócuam, Ioseph, decúrre vitam: sitque tuo sempre tuta patrocínio. Aleluia. Aleluia. V/. Conduz-nos, ó José, a uma vida imaculada e sempre segura sob o teu patrocínio. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 13,54-58
54.Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa?55.Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?56.E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?57.E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menos prezado.58.E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.

Ofertório/ Sal. 89, 17.
Que a bondade do Senhor nosso Deus esteja sobre nós; direto de cima as obras de nossas mãos; sim, dirigir o trabalho de nossas mãos. (TP Aleluia. )

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, estas hóstias, fruto do trabalho das nossas mãos: que, pela oração de São José, sejam para nós o penhor da unidade e da paz.

Praefatio de S. Ioseph. Solemnitáte. Prefácio de São José E, nesta Solenidade...
 
Comunhão/Mathe. 13, 54, 55.
De onde vem essa sabedoria e esses milagres? Não é o filho do carpinteiro? A mãe dela não se chama Maria? (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que estes mistérios que recebemos, Senhor: por intercessão de São José; dão seu valor ao nosso trabalho e nos garantem bens eternos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

Texto e imagem: Escravas de Maria